StuffNews Blog

Just another WordPress.com weblog

Laser Bike

light_lane

O número de ciclistas em SP subiu bastante ultimamente. Aparentemente, o trânsito é bem mais assustador do que as inúmeras ladeiras da cidade,  e a perspectiva de já chegar no escritório de manhã suando igual gambá de férias no Recife.

Como era de se esperar (era só ter perguntado pra pedestres) os motoristas não estão muito dispostos a aceitar tal mudança e respeitar o espacinho da bicicleta. Afinal, já rola aquele mar de mots malucas passando pela esquerda, ou pela direita, quebrando retrovisores, buzinando e botando o terror . Não botam o terror? Experimenta fazer qualquer coisa com um pra ver só motociclistas saindo do bueiro pra vandalizar seu carro. E reze pra que seja só o carro.

O resultado dessa nova cultura é um número de atropelamentos a ciclistas subindo de monte, e as mortes começando a aparecer. No início do ano foi noticiada uma ciclista morta na Avenida Paulista, por exemplo.

Uma solução para aumentar a segurança dos ciclistas, já que o número de ciclovias funcionais (eu digo funcionais, aquelas que você pode usar no dia a dia,  e não da pracinha até o bebedouro no parque) em São Paulo é virtualmente zero, é a light lane. Projeto gringo de lasers que você acopla na bike e projetam uma ciclovia em volta dela, criando um espacinho entre você e os carros.

Na velha e civilizada Europa: Ok, deve funcionar. No Brasil: A não ser que esse laser seja mais do que simples luz, e fure o pneu dos carros que ultrapassarem o limite, desencana. Vai ter comunidade no orkut sobre como é legal assustar os ciclistas passando em cima da luz. Isso pra não mencionar virar alvo de assaltante, chamando atenção onde passa com uma ciclovia virtual caríssima acesa a sua volta.

Anúncios

janeiro 20, 2009 - Posted by | 1 | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: