StuffNews Blog

Just another WordPress.com weblog

Mc Favela

 

Parece coisa de Chinês!  Alguns trechos da reportagem do Uol:

A rede tem duas unidades. Começou com um quiosque no bairro dos Pimentas (Guarulhos) e se expandiu para essa unidade paulistana encravada na favela Pantanal e à beira do córrego Jacu.

A loja grafite político na parede lateral : “O McFavela é contra a burguesia que menospreza nós que somos da periferia.”

“O nome é uma crítica ao McDonald´s, não à comunidade. Escrevi essa frase para o pessoal daqui não achar que eu estou tirando um sarro”, se explica o empresário, que planeja mais uma ação de marketing sarcástica. “Vou fazer o dia do McLanche Infeliz, distribuindo brindes para quem comprar um lanche.” Outro exemplo é o McPicanha, que custa R$ 7,80, e é apelidado de “Pode Pá que é Diretoria”. “É a linguagem da molecada para mostrar que esse sanduíche é especial”, fala Carlos.

Carlos confessa que buscou inspiração na iniciativa de Adelmo Siqueira, que há 12 anos possui lanchonete em Heliópolis, a maior favela paulistana, situada na zona sul da cidade. “Sou um imitador. Fui vender batata frita numa festa lá e gostei do nome. Na favela tem muito dinheiro. O favelado gasta pouco com luz, água e casa. Por isso, tem dinheiro para outras coisas.”

A ironia é que o empreendimento do copiador começou quando o pioneiro viu uma notificação obrigá-lo a mudar de nome. Em meados de 2008, seu Adelmo teve de rebatizar sua loja de Minha Favela Lanches. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” foi o ditado que o senhor de 55 anos adotou para não comprar briga com firma dos EUA. Ele sabe que, dentro e fora da favela, há sempre uma hierarquia.

Anúncios

fevereiro 16, 2009 - Posted by | 1 | , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: